
Luxações e Deformidades Ósseas
A ortopedia é a especialidade médica que cuida da saúde relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações.
A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético. A ortopedia disseminou-se como um ramo da medicina na época romana, desenvolvendo métodos cirúrgicos para conserto de fraturas.
Existem diversas doenças ósseas que independem do trauma, como o câncer ósseo, luxações congênitas e deformidades ósseas que necessitam de tratamento médico.
As hérnias de disco, causadoras de dores intensas na coluna, podem ser operadas tanto por ortopedistas como por neurocirurgiões, dependendo de sua formação.
O aumento da velocidade de locomoção do ser humano trouxe também o trauma, considerada uma doença, ao contrário do antigo termo utilizado, que era “acidente”. Outro importante campo de atuação da especialidade é na área dos esportes, onde temos as lesões esportivas com características próprias de cada esporte em particular (um gesto, uma lesão).
As lesões decorrentes das atividades esportivas envolvendo o sistema músculo-esquelético de modo geral envolvem os músculos, tendões, cápsula e ligamentos articulares e os ossos nos mais diversos graus de comprometimento, afastando o atleta de suas atividades esportivas por tempo determinado, de acordo com a gravidade da lesão.
(FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ortopedia)